Exames
O ultrassom da tireoide, assim como as outras ultrassonografias, não exige preparo, é simples e indolor. Para a sua realização, o paciente se deita na maca e o responsável pelo procedimento desliza o transdutor pela garganta com a ajuda de um gel. Esse aparelho emite ondas sonoras de alta frequência que, em contato com os órgãos, geram imagens bidimensionais em tempo real. Além disso, também não há efeitos colaterais após a realização do exame.
Dúvidas? Entre em contato com a Dra. Renata Escher!
A Ultrassonografia de Glândulas Salivares é um exame de imagem que estuda as glândulas salivares e permite diagnosticar diversas doenças. As imagens são obtidas em tempo real e o método é indolor e não invasivo.
Também conhecido por: Ecografia glândulas salivares, Parótidas, ultra-som, Ultra-som de glândulas submandibulares, Ultra-som glândulas salivares, Ultra-som parótidas, Glândulas salivares, ultra-som.
Dúvidas? Entre em contato com a Dra. Renata Escher!
A ultrassonografia com doppler é um exame que captura imagens e permite estudar os fluxos sanguíneos, bem como veias e artérias.
No exame de Ultrassonografia com Doppler de Cervical, avaliamos a região da coluna cervical, pescoço e estruturas como tireoide, glândulas parótidas, linfonodos, músculos do pescoço e gânglios.
Assim, é possível detectar grande variedade de alterações, como nódulos e cistos, oclusões e inflamações.
Dúvidas? Entre em contato com a Dra. Renata Escher!
A aspiração por agulha fina (PAAF) é um tipo de biópsia realizada com uma pequena agulha (calibre 21 a 25) para obter amostras de tecido e líquido a partir de lesões sólidas ou císticas.
De caráter ambulatorial, dispensa anestesia, podendo o paciente assumir as suas atividades logo após o exame.
É uma das muitas modalidades diferentes para o diagnóstico de massas ou tumores fora da excisão formal.
A PAAF tem muitas vantagens e usos potenciais, tornando-a uma opção popular para o diagnóstico e tratamento de certas lesões ou tumores.
Dúvidas? Entre em contato com a Dra. Renata Escher!
Nasofibroscopia é um exame endoscópico que avalia a mucosa da cavidade nasal, faringe, cordas vocais e laringe.
É feito por um aparelho chamado nasofibroscópio, que é um aparelho constituído por um tubo rígido ou flexível pelo qual passa uma fibra ótica que tem em sua extremidade uma câmera capaz de visualizar o interior do nariz.
É fundamental para o diagnóstico de várias doenças das vias aéreas superiores, sem a necessidade de procedimentos mais invasivos.
Pode ser realizada em adultos ou em crianças de qualquer idade, devendo ser feito jejum de 2 horas para minimizar a possibilidade de náuseas e vômitos
Dúvidas? Entre em contato com a Dra. Renata Escher!
Permitindo que o médico observe as vias aéreas superiores (nariz, laringe e faringe) por meio de um aparelho endoscópico, chamado laringoscópio, o exame é realizado principalmente no diagnóstico de problemas da laringe (via aérea responsável pela produção de som).
A laringoscopia também pode ser útil na realização de intervenções terapêuticas tais como retirada de pólipos e nódulos, cauterização de lesões vasculares, dilatação de estreitamentos, retiradas de corpos estranhos e permite o controle da evolução de algumas cirurgias e patologias.
Dúvidas? Entre em contato com a Dra. Renata Escher!